propósito marketing digital

Por que empreendedores precisam dizer não

O discurso do propósito não é novidade. Toda empresa precisa de um para sobreviver. Faz parte da nossa natureza de conexão e é premissa para a criação de relações de confiança.

Na Sopro, temos isso como filosofia de vida empreendedora. O que nem sempre é simples, porque nos nos coloca em cheque quando o assunto é a sobrevivência financeira.

Em determinado momento, encontramos nossos propósitos em jogo. O que decidimos fazer? Segurá-lo com todas as forças.

Abrimos mão de departamento financeiro feliz ao dizer não a um cliente cujo produto não concordava com nossos valores. Foi uma decisão difícil, regada a algumas horas de conversa. Mas que resultou num processo de autoconhecimento essencial para o nosso crescimento. 

Percebemos que reconhecer nossas crenças e saber quando negar um trabalho não significa o declínio da empresa. Muito pelo contrário. 

Por que decidimos dizer não?

 

Porque todo mundo sai ganhando. Nós e o cliente.

Não somente temos menos paixão para criar para clientes com os quais não compartilhamos valores. O que acontece neste caso também é que o próprio cliente sai perdendo. Trabalhar com quem partilha suas crenças faz sentido porque tem verdade.

Por mais profissional que seja seu trabalho, o inconsciente e o propósito trabalham forte nesse momento. A falta de conexão reflete sempre no nosso trabalho.

É como essa mesma empresa contratar colaboradores pela técnica, quando eles na verdade não acreditam no que você acredita. Cedo ou tarde isso vai refletir nos resultados, porque dinheiro não garante bom desempenho.

 

Porque prezamos pelas boas relações

Um dos nossos sócios cogitou aceitar o desafio. Quando se trata de sustentabilidade financeira, aceitar qualquer projeto é tentador.  O cliente pagaria todas as nossas contas. Mas ninguém quer um projeto quebrando o clima agradável da nossa rotina. Isso não tem dinheiro que pague.

Trabalhamos de forma muito livre na Sopro. Todos têm seus projetos pessoais e a confiança dos demais para fazer o que acham melhor. Mas também sabemos que somos um sistema que funciona bem junto porque está em harmonia de valores, incluindo trabalhar com paixão e inspiração. É isso que faz o clima ser legal na maioria dos dias aqui. 

 

Porque confiamos no processo (e nas conexões)

Empresas novas têm ânsia de crescer. A gente cresce. Devagar, mas sem parar. Temos construído uma base sólida, e por isso nosso crescimento é sustentável. Nossos clientes acreditam no que acreditamos, e isso gera uma relação de confiança inquebrável.

O resultado disso é que trabalhamos com vontade, e eles recebem um trabalho apaixonado.

E depois disso vem o quê? Indicações. Um cliente indica pra outro e pronto. Projetos vão e vêm proporcionalmente à energia que você coloca neles.

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Luana Fuentefria
Jornalista e Redatora
Formada pela PUCRS e com passagem por veículos de comunicação, passou uma temporada na Alemanha trabalhando com estratégias de marketing digital. É apaixonada pelo mundo das letras, e acredita que uma boa história pode conectar pessoas e mudar o mundo.