4 Erros de Marketing de Conteúdo para evitar em 2017

 

O ano recém começou. Ainda dá tempo de organizar suas estratégias de marketing de conteúdo para 2017.

Por aqui, estamos aproveitando para renovar as energias e reforçar aquilo que não dá pra esquecer. Foi assim que encontramos um texto legal da Spoon Agency, que trazemos traduzido aí embaixo.

Com o mercado de marketing de conteúdo crescendo, queremos garantir que 2017 seja de serviços qualificados e valorizados. Então bora acertar mais este ano?

4 erros de marketing de conteúdo para evitar em 2017

2016 foi um bom ano para o marketing de conteúdo. Mas 2017 tem o potencial de ser ainda melhor. Especialmente se você evitar esses quatro (infelizmente bem comuns) descuidos.

Cada vez mais empresas são bem sucedidas no marketing de conteúdo, enquanto outras lutam para colocar todas as peças no lugar. Uma coisa é certa: os padrões estão altos, o que significa que você não pode mais permitir-se cometer alguns erros de marketing de conteúdo.

Aqui estão quatro erros para evitar em 2017.

1. Não ter uma estratégia de marketing de conteúdo documentada

Uma pesquisa recente da CMI mostrou que empresas com uma estratégia de marketing de conteúdo documentada performam muito melhor do que aquelas que não o fazem.

A sua empresa carece de uma estratégia documentada? Deixe 2017 ser o ano para isso.

2. Não entender sua audiência

Entender a audiência é a chave. Serviços de streaming e plataformas de mídias sociais são a prova de que feeds customizados, recomendações pessoais e conteúdo bem costurado saem ganhando.

O que você sabe sobre as pessoas que quer atingir? O que elas querem? Quais os seus medos, desafios e aspirações? Crie conteúdo para personas específicas. Seja claro sobre quem você está tentando alcançar.

Use o Google Analytics, social media e outras ferramentas para entender melhor sua audiência. Convide-os para diferentes eventos e escute duas necessidades. Acima de tudo, faça-os sentir compreendidos.

3. Não contar histórias poderosas

Histórias da vida real sempre irão nos inspirar e motivar. Sua audiência buscam histórias com as quais se conectem, das quais aprendam e que as ajude a alcançar objetivos. Esse tipo de conteúdo sempre terá impacto.

Olhe em volta. O que você pode contar? Quem sabe você pode contar uma história dos bastidores ou produzir um vídeo tutorial útil? O que quer que você faça, apoie-se na verdade, em vez de inventar histórias irreais.

4. Não monitorar e promover seu conteúdo

“Metade do dinheiro que gasto em publicidade é um desperdício; o problema é que não sei qual metade”, disse John Wanamaker. Hoje, a situação é diferente. Há mais dados do que nunca e é possível monitorar cada clique.

Sempre avalie e promova seu conteúdo. Não acredite que ele irá decolar sozinho. Em vez disso, foque em distribuí-lo nos canais apropriados e busque insights que possam melhorar seus esforços de marketing de conteúdo no futuro.

Resumo

Deixe 2017 ser o ano de documentar sua estratégia de marketing de conteúdo, entender sua audiência, contar histórias poderosas e avaliar e promover seu conteúdo. Com esses equívocos fora do caminho, você tem mais chances de fazer um ano de sucesso. Que erros você quer evitar em 2017?

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Luana Fuentefria
Jornalista e Redatora
Formada pela PUCRS e com passagem por veículos de comunicação, passou uma temporada na Alemanha trabalhando com estratégias de marketing digital. É apaixonada pelo mundo das letras, e acredita que uma boa história pode conectar pessoas e mudar o mundo.