Marketing Digital

O que é o Marketing Digital com outro ponto de vista?

A comunicação e o marketing digital democratizaram a informação e abriram as portas do diálogo. Hoje somos leitores, criadores e capazes de entender o que tem sentido e significado para nós.

inbound marketing nasceu nesse contexto. O “marketing da permissão”, lançado pelo guru Seth Godin, reflete esse novo mundo. Hoje, permitimos ou não receber informações e selecionamos o que faz diferença na nossa vida.

Esse passo foi importante para mudar a perspectiva da comunicação e pensar em relações mais humanas.

Mesmo assim, aplicamos com cuidado a metodologia inbound na Sopro, para não cair no afã das fórmulas e atalhos viciosos. Para nós, se é pra converter em vendas a qualquer custo, não serve.

Acreditamos em usar o marketing de conteúdo para o bem: para tornar o relacionamento pessoas-empresas mais humano e gerar valor real para o mundo.

Por que acreditamos em outro marketing digital?

Por que acreditamos em outro marketing digital?

1. Porque a internet é abundante, e o marketing pode ser ganha-ganha

O mundo transita para novas relações de consumo e pessoais. Marketing com outro ponto de vista é entender esse processo.

Por isso, é melhor não ser mesquinho e lembrar que escassez não existe no mundo online. Um dos valores que tivemos a sorte de acessar graças à internet é a abundância. Nesse ambiente todo mundo pode ganhar.

Por que vender as últimas vagas de um curso se o espaço físico não existe no online? Ou os últimos exemplares se ebook não usa papel ou gasta impressão?

Usar gatilhos mentais que forcem a escassez não favorecem seu relacionamento, mas o empobrecem.

 

2. Porque nos conectamos com tendências e necessidades reais

Não acreditamos em artimanhas pouco sinceras pra vender. Principalmente para vender o que as pessoas não precisam. O mundo e as pessoas já estão percebendo que não é mais comprar que dá sentido à vida.

O psicanalista Peter Whybrow diz que muitas das doenças que sofremos hoje têm a ver com a sobrecarga de recompensas do nosso cérebro. Ou seja, é muito mais grave para a saúde as expectativas de querer sempre mais do que o junk food.

Por isso, propomos a conexão com as tendências de consumo (o que as pessoas virão a querer e precisar) e com aquilo que elas querem e precisam. Antes de criar necessidades, ouça seu público e o futuro.

3. Porque a colaboração está a nosso favor

Planejar e criar uma estratégia de comunicação é muito mais fácil quando feito em colaboração. Quem melhor que o cliente e o público para entender seu mercado?

Buscamos métodos de cocriação e mantemos no processo as pessoas envolvidas com a marca, do brainstorming aos feedbacks, da seleção das publicações à criação.

Num mundo que caminha para relações horizontais, acreditamos que é cada vez mais pobre pensar em soluções sozinhos. E sabemos que não sabemos de tudo.

4. Porque o mundo é transdisciplinar

Criar em colaboração também nos ajuda a ser transdisciplinares. Buscamos conhecimento de todo lado, em diversos canais e parceiros, para um marketing de conteúdo conectado com a realidade.

O mundo é cada vez menos dos especialistas e mais dos flexíveis, dos que conseguem ouvir e ver muito, fazer uma boa seleção disso e criar inovação.

5. Porque jornalistas são importantes aqui

O olhar jornalístico é treinado a encontrar o que merece ser contado. Por isso nossa equipe tem publicitário, tem designer, tem fotógrafo. Mas também, e principalmente, tem jornalista.

Uma boa história e um bom projeto editorial (aliados às estratégias de marketing digital) são ótimos para gerar um posicionamento sólido.

Além disso, não precisamos falar de novo sobre o excesso de informação do mundo. Valor notícia e credibilidade são chaves para se destacar.

6. Porque o PORQUÊ vem sempre antes

Por último, mas o mais importante: começamos pelo PORQUÊ. Por aqui, aplicamos o Círculo de Ouro, do Simon Sinek. Para quem ainda não conhece, recomendamos uma boa olhada.

Qual o segredo das marcas que inspiram e geram conexões reais? Antes de saber o que fazem, elas têm clara sua razão de existir.

Acreditamos que é assim que se fazem marcas relevantes e confiáveis – e também novas relações pessoais e econômicas.

Bem-vindo à Sopro!

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Luana Fuentefria
Jornalista e Redatora
Formada pela PUCRS e com passagem por veículos de comunicação, passou uma temporada na Alemanha trabalhando com estratégias de marketing digital. É apaixonada pelo mundo das letras, e acredita que uma boa história pode conectar pessoas e mudar o mundo.